Como escolher advogado previdenciário em BH? Saiba o que considerar

advogado previdenciário em BH

Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem buscar a ajuda de um profissional para que seus direitos sejam garantidos. Mas você sabe como escolher um advogado previdenciário em BH?

O auxílio de um advogado especializado é muito importante para fazer pedidos de benefícios, de revisões, de recursos e, até mesmo, de um bom planejamento para a aposentadoria. Contudo, é essencial contar com um bom profissional.

Por isso, neste texto, você entenderá o que faz um advogado previdenciário, quando deve buscar a ajuda de um e como encontrar um bom profissional em BH. Confira a seguir!

O que faz o advogado previdenciário?

O advogado previdenciário é especializado em causas relacionadas ao Direito Previdenciário. Assim, elas envolvem os benefícios concedidos pelo INSS e também pela Assistência Social, que são aqueles que não requerem contribuições.

Dessa maneira, a principal função de um advogado previdenciário é realizar os pedidos desses benefícios e acompanhar todo o procedimento para garantir que ele está seguindo as normas legais sobre o assunto.

Porém, essa não é a única finalidade de um advogado. Mesmo que o segurado tenha feito o pedido sozinho, o que não é recomendável, o profissional poderá interpor recursos ou propor ações judiciais caso o resultado tenha sido negativo.

Imagine que você fez o pedido de aposentadoria no INSS, mas a autarquia negou o benefício por falta de tempo de contribuição. Com a ajuda de um advogado, será possível determinar os próximos passos para reverter essa decisão.

A primeira opção é juntar mais documentos sobre o seu tempo de serviço e interpor um recurso ao próprio INSS. Contudo, existem muitas matérias que já são conhecidas por serem negadas pelo INSS, ou seja, a autarquia nunca concede o benefício em determinados casos.

O advogado terá conhecimento para identificar essas áreas e fazer um pedido judicial diretamente. Assim, quem julgará o caso será um juiz, de acordo com os entendimentos dos Tribunais Federais sobre o assunto.

Outra função importante de um advogado especialista é realizar o planejamento previdenciário. Através de um planejamento previdenciário o advogado especialista em INSS vai revelar diversas informações úteis que ele coletou, da vida previdenciária do cliente, através de um estudo minucioso, dentre elas, as mais importantes são as seguintes:

  • O dia certo que o cliente aposentará
  • O quanto receberá de aposentadoria.
  • Qual será o tipo de aposentadoria mais vantajosa.

Nesses casos, é importante salientar que mesmo que o cliente ainda não tenha direito a um benefício, será possível fazer um planejamento previdenciário e traçar o melhor cenário para o futuro.

Nesse momento, o advogado é fundamental. Ele tem o conhecimento legal suficiente para utilizar as regras atualizadas, além de determinar se há direito adquirido, ou se há alguma regra de transição.

Quando buscar ajuda de advogado previdenciário?

Agora que você já conhece as funções de um advogado previdenciário, pode definir melhor quando buscar a ajuda de um. Mas é fundamental entender quais são os benefícios mais pedidos e o momento correto de procurar o profissional.

Aposentadorias

Em relação às aposentadorias, como você viu, o advogado pode auxiliar o segurado desde o planejamento. Assim, quanto antes procurar um profissional, mais segurança você terá durante suas contribuições.

Lembre-se de que existem diversas modalidades de aposentadoria, cada uma com regras e valores diferentes. Muitos segurados podem ter direito a mais de um tipo, só que é preciso escolher somente um deles.

Além disso, existem formas de contribuição que não dão direito à contagem de tempo, e isso pode inviabilizar determinadas aposentadorias. Identificar esses pontos precocemente evita problemas no futuro.

Benefícios por incapacidade

Você também deve procurar um advogado previdenciário em casos de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença. Manter uma renda mensal em momentos em que não é possível trabalhar é fundamental para o seu sustento e de sua família.

Apesar de não ser obrigatória, a assistência de um advogado previdenciário no momento do pedido administrativo pode agilizar o procedimento e evitar erros. Além disso, se o auxílio-doença for indeferido ou cortado pelo INSS, também é possível requerê-los por meio judicial.

Nesses casos, o advogado especialista em INSS fará o pedido de concessão ou o restabelecimento do benefício. Essa ação judicial tem o objetivo de analisar se o segurado está mesmo incapacitado para o trabalho por meio de uma nova perícia.

Benefícios assistenciais

Os benefícios assistenciais são concedidos a pessoas idosas ou com deficiência integrantes de famílias de baixa renda. Preenchendo todos os requisitos, esses cidadãos têm direito a uma renda mensal de um salário mínimo, mesmo que nunca tenham contribuído ao INSS.

Assim, mesmo se você não tiver contribuições, ou ficou vários anos sem contribuir, pode requerer a ajuda de um advogado. Ele analisará o caso visando verificar se preenche todos os requisitos para fazer o pedido ao INSS.

Pensões e auxílios

As pensões e os auxílios também são benefícios concedidos pelo INSS. Eles são devidos em diversas situações, como falecimento de familiar (caso da pensão por morte), nascimento de filho (no auxílio-maternidade), prisão de um segurado do INSS da família (auxílio-reclusão) etc.

Como existem diversas regras sobre o assunto, é comum que os segurados não conheçam realmente os seus direitos. Assim, é fundamental buscar um advogado para fazer o pedido dos benefícios ou para recorrer de decisões negativas.

Por que não é recomendado entrar sozinho com o pedido no INSS?

Requerer sozinho o benefício, sem o auxílio de um advogado especialista, poderá causar várias dores de cabeça para o segurado, o que pode comprometer no valor do benefício, vindo uma aposentadoria baixa para o resto da vida, ou então, ter o benefício indeferido, os casos mais comuns de acontecer para quem entra sozinho são os a seguir:

  • Não saber operar na plataforma digital do INSS
  • Não entender a linguagem técnica previdenciária
  • Deixar de cumprir a exigência no prazo legal
  • Juntar documentos diversos dos quais foram exigidos
  • Acreditar que o CNIS está 100% correto
  • Não fazer um planejamento previdenciário antes
  • Acreditar que os PPP´s das empresas estão sempre corretos


  • Ter direito ao tempo especial e não saber que tem esse direito
  • Não saber juntar a documentação correta para seu caso específico

Como se vê, com o auxílio de um advogado especialista pode ser evitado todos os problemas acima destacados, dentre outros. Afinal, ninguém quer ter sua aposentadoria indeferida ou aposentar com um valor baixo, não é verdade?

Portanto, com o auxílio do um advogado especialista em INSS, você poderá aposentar mais rápido e ter uma aposentadoria com um valor muito melhor.

Como escolher advogado previdenciário em BH?

Após conhecer todas essas atuações de um advogado previdenciário, é fundamental que você saiba como escolher um bom profissional em Belo Horizonte.

O advogado deve ser um profissional de confiança, então, o primeiro passo é procurar indicações de familiares e de amigos que já contrataram um. Eles poderão contar como foi o atendimento e todo o procedimento.

Se nenhum conhecido seu utilizou os serviços de um profissional recentemente, também é possível fazer pesquisas na internet. Assim, busque por advogados em BH e leia os comentários e as avaliações sobre os serviços prestados.

Lembre-se de filtrar os profissionais por área de atuação e de especialidade. Escritórios focados em Direito Previdenciário têm mais experiência no assunto e podem oferecer um serviço diferenciado para cada caso.

Por que contar com o Arêdes Advocacia?

O escritório Arêdes Advocacia vem de tradição familiar há mais de 30 anos. Assim, com a atuação focada em Direito Previdenciário, Acidentário e Trabalhista, tem a experiência necessária para auxiliar todos os seus clientes.

O foco do escritório é oferecer um atendimento personalizado, analisando cada caso com cuidado para buscar a melhor solução aos clientes. Para isso, os profissionais se atualizam constantemente com cursos da área e decisões judiciais para ter mais capacidade e competência.

Dessa maneira, os segurados têm mais segurança e tranquilidade ao fazer seus pedidos. O advogado pode acompanhar o processo até o final, garantindo que os direitos serão cumpridos, e a melhor solução será encontrada.

Agora você já conhece o que um advogado previdenciário faz e como escolher um em BH. Lembre-se de sempre contar com um profissional com experiência e com atuação na área, para que a análise do caso seja mais eficiente.

Ficou interessado no assunto? Ainda está com dúvidas? Então, entre em contato conosco! Podemos ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *