Os passos necessários para pedir o auxílio doença online

Auxílio doença online

Pedir o auxílio doença online é uma forma bem conveniente de garantir este benefício. Esta opção é importante para quem não tem tempo de ir até uma agência do INSS ou mesmo para quem está sem condições de se deslocar. Felizmente, o passo a passo para requerer o auxílio doença online é bem simples.

Confira, a seguir, como fazê-lo.

Quais são os passos para pedir o auxílio doença online?

Acessando o site do Meu INSS

Antes de tudo, o trabalhador precisa ter em mãos o atestado médico que pede seu afastamento. É importante que o mesmo esteja livre de rasuras e totalmente legível. Além disso, é preciso que haja a assinatura do médico, seu carimbo, a identificação da doença e o tempo de repouso necessário. Então, garanta que todas estas informações estão legíveis e claras.

Para começar, é preciso acessar o site Meu INSS. Se você já tem cadastro, basta colocar o CPF e a senha, caso contrário, também é possível fazer o pedido sem ela. Contudo, é recomendado criar um login na página, para ter acesso a diversos serviços.

Pelo APP Meu INSS

Outra opção é usar o App Meu INSS para Android ou IOs. O processo é exatamente o mesmo, sendo necessário apenas fazer o cadastro.

Enviando o atestado

O processo a partir daqui é o mesmo para quem tem senha ou não, e está usando o app ou site. De qualquer forma, procure a opção Agendar Perícia na página e selecione a opção Perícia Inicial. Em seguida, complete as informações pedidas para seguir com o processo.

O sistema perguntará se você tem atestado e, após responder SIM, ele irá informar os dados de acordo com o INSS. Nas próximas telas, você coloca algumas informações, como nome, CPF e telefone para contato.

Por fim, você chega à tela de envio de documentação. Para a maioria dos trabalhadores, os dois primeiros campos são os cruciais, “Documento de Identificação” e “Atestado Médico”. Anexe ambos no sinal + e suba os arquivos. O processo é bem simples, sendo necessário apenas seguir as instruções da página.

Escolhendo a agência e o pagamento

Uma vez que os documentos sejam enviados, é preciso selecionar uma agência do INSS. Você pode fazer isso pelo seu CEP, município ou permitindo que o INSS use seu endereço. O ideal é sempre escolher a agência mais próxima possível, pois ela irá manter o seu benefício. Contudo, o procedimento é feito totalmente online, não sendo necessário comparecer a agência, exceto em casos específicos para comprovação.

Por fim, o último passo é selecionar onde será feito o pagamento. É possível filtrar por cidade e bairro e a recomendação, evidentemente, é escolher o mais próximo possível.

Finalizando o processo e emitindo o comprovante

Após enviar todas as informações, é hora de finalizar o processo. Confira todos os seus dados, a agência e o local de pagamento. Marque a opção de que está de acordo com as informações e finalize o processo. Uma vez que o mesmo esteja concluído, você pode gerar um comprovante.

E é só isso! Viu como é simples pedir o auxílio doença online? Se tiver alguma dúvida ou problema com o auxílio doença, se ele foi indeferido, ou qualquer outra questão previdenciária, entre em contato por telefone e agende uma consulta. Nosso escritório, Arêdes Advocacia, é especialista em auxílio doença e podemos ajudar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *