Quem trabalha em hospital tem direito de se aposentar mais cedo?

Quem trabalha em hospital tem direito de se aposentar mais cedo

Os hospitais são ambientes, que por cuidar de pessoas enfermas, proporcionam para seus trabalhadores riscos à saúde.

Além dos diversos tipos de vírus que podem existir no ambiente insalubre, também há o risco de contaminação com os materiais infectocontagiosos.

E isso levanta uma dúvida: quem trabalha em hospital tem direito de se aposentar mais cedo?=

O que muitos não sabem é que existe uma legislação específica que respalda não só os profissionais da saúde, como também os trabalhadores que exercem serviços de limpeza e higienização do ambiente hospitalar.

Neste texto você vai entender tudo sobre a aposentadoria dos trabalhadores que exercem suas funções no ambiente hospitalar.

Continue a leitura e entenda!

Trabalhadores de hospitais podem se aposentar mais cedo?

Sim.

Isso porque, os trabalhadores dos hospitais ficam expostos à agentes biológicos como: bactérias, parasitas, vírus, germes, fungos e outros.

Logo, por ficarem expostos a esses agentes nocivos à saúde a lei contemplou uma aposentadoria diferenciada e benéfica para esses trabalhadores denominada aposentadoria especial.

A grande vantagem é na aposentadoria especial que não incide o fator previdenciário e tempo de contribuição é menor, 25 anos.

Quem tem direito?

Esse direito não se restringe apenas aos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, radiologistas, dentistas e farmacêuticos nos termos do Decreto 83.08/79, código 2.1.3.

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Federais – TNU, editou a Súmula 82 estendendo aos profissionais da limpeza e higienização do ambiente hospitalar o direito de se aposentar mais cedo, veja-se:

O código 1.3.2 do quadro anexo ao Decreto n.º 53.831/64, além dos profissionais da área da saúde, contempla os trabalhadores que exercem atividades de serviços gerais em limpeza e higienização de ambientes hospitalares.” (gn)

O direito de se aposentar mais cedo pode ser concedido ao trabalhador do hospital que comprovar o contato com os agentes nocivos à saúde.

Documentação necessária

Para se aposentar é preciso reunir os documentos pessoais, carteira de trabalho e o PPP. O Perfil Profissiográfico Previdenciário ou PPP é o documento mais importante para atestar os riscos inerentes ao exercício da sua profissão.

É necessário que você tenha o PPP de cada emprego considerado insalubre contendo a informação de que tinha contato com agentes nocivos à saúde como: bactérias, parasitas, vírus, germes, fungos e outros.

O INSS indeferiu meu benefício e agora?

Em se tratando de aposentadoria especial, é muito comum o INSS não fazer o enquadramento da atividade desempenhada no hospital como especial.

O INSS indefere o benefício sob a alegação de que ainda não foi implementada todas as condições para fazer jus à aposentadoria.

Caso você tenha ingressado com um pedido administrativo e o INSS indeferiu seu pedido, a melhor opção é procurar um advogado especialista em direito previdenciário que analisará com cautela a cópia do processo administrativo.

O Escritório Arêdes Advocacia é especializado em aposentadorias especiais. Clique aqui e conte o seu caso.

A empresa não emitiu seu PPP?

Não sabe como fazer a conversão do tempo de trabalho?

Trabalha no hospital mais não tem certeza se tem direito?

Ficou com alguma dúvida?

Deixe aqui seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um especialista